terça-feira, 27 de abril de 2010

SÓ POR HOJE


SÓ POR HOJE

Há algum tempo, os Alcoólicos Anônimos distribuíam um folheto para aqueles que buscavam a Instituição, com o desejo de vencer a luta contra o álcool. O folheto trazia uma mensagem intitulada "Só por hoje", e também serve para muitos de nós. Após ler esse folheto resolvi colocar algumas observações como uma lição de aprendizado e crescimento humano, mostrando que independente de qualquer situação o mas,importante é VIVER,mesmo quando se tem HIV.

Diz o seguinte:

Só por hoje, procurarei viver o dia que passa, apenas, sem tentar resolver todos os problemas da minha vida inteira. Por doze horas, apenas, poderei executar qualquer coisa que me encheria de pavor se tivesse de realizá-la pelo resto da minha vida.
(Ao ler esse trecho confesso que relembrei momentos difíceis da minha vida, momentos estes que achei que não conseguiria viver o agora e que o hoje seria muito difícil e confesso que por muitos instantes tive o pavor de não conseguir).

Só por hoje, me sentirei feliz. Farei verdadeira aquela frase de Abraham Lincoln: "Muita gente se sente feliz só porque se convence de que o é".
(Muitas vezes em meio a um turbilhão de medos e pânico, tentei agradecer a Deus pelo grandioso presente do presente, a felicidade era um acontecimento de instantes e que logo ia embora, mas graças a Deus tive uma força inexplicável que depois de muito tentar me convenceu de que realmente eu poderia ser feliz. Hoje sou).

Só por hoje, procurarei fortalecer minha inteligência. Aprenderei qualquer coisa de útil. Lerei qualquer coisa que exija esforço, pensamento e concentração.
(Tenho conseguido realizar isso sempre e hoje uma boa leitura se tornou uma constante na minha vida. Tem me fortalecido muito, principalmente nos momentos de solidão e vazio).

Só por hoje, procurarei me ajustar aos fatos, em vez de tentar ajustar tudo que existe aos meus próprios desejos.
(Creio que isso foi o mais difícil de acontecer (me ajustar ao fato) e confesso que até hoje não é muito fácil, mas confesso ter conseguido ter uma boa convivência com ele).

Só por hoje, exercitarei minha alma de três maneiras: fazer um benefício a alguém, sem contá-lo a quem quer que seja. Farei pelo menos duas coisas que não desejava fazer, só por exercício. E hoje, se alguma coisa me magoar, não revelarei a ninguém.
(Tenho tentado realizar esse beneficio a alguém, mas confesso que tenho feito muito pouco e o pouco que tenho feito entendo que recebo muito mais que a doação que faço).

Só por hoje, procurarei mostrar a melhor aparência possível, vestir-me bem, falar baixo e agir delicadamente. Não farei críticas ou tentarei corrigir nem dar ordens a ninguém, a não ser a mim mesmo.
(Acho que esse ponto tem sido o mais difícil, mas confesso que hoje tento não realizar julgamentos prévios, é feio).

Só por hoje, estabelecerei um programa de ação. É possível que eu não o siga à risca, mas tentarei. Vou me livrar de duas pragas: a pressa e a indecisão.
(Item difícil no dia corrido que vivemos, mas tenho procurado parar e conversar em silencio comigo sempre que posso).

Só por hoje, dedicarei uma meia hora, a mim próprio, para fazer silêncio e repouso. Durante essa meia hora procurarei divisar uma perspectiva mais clara de minha vida.
(Aprendi a fazer isso todos os dias ao deitar e arrumei um amigo intimo chamado Deus).

Só por hoje, não hei de ter medo. Especialmente, não hei de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao Mundo, o Mundo me devolverá.
(Difícil, pois o medo tem sido uma constante em minha vida, só que agora eu aprendi a controlá-lo. Quem manda nele sou eu hoje).

Sem dúvida a mensagem traz diretrizes que podem ajudar a todas as pessoas que querem corrigir o passo e não sabem por onde começar.

Ainda que essas atitudes sejam tomadas apenas por um dia, já é um bom começo. E o importante é começar. É dar o primeiro passo.

Se você achar difícil realizar todas as metas estabelecidas, num só dia, escolha uma delas para cada dia e procure cumpri-la.
Se julgar que deve estabelecer outras metas diferentes, faça-o, mas comece hoje.
E se lhe vier à mente a idéia de que falta tempo, estabeleça como primeira meta, disciplinar o seu tempo.
Considere que tempo é questão de escolha. Verifique o que tem feito das horas e perceberá que pode dar um jeito de arranjar uns minutos para a construção de sua paz íntima. Você merece se dar essa chance.
(Aprendi muita coisa relacionada à prioridade e tempo, me permitindo e logo depois priorizando colocar dentro da minha vida a “solidariedade”).

Tente! Ainda que seja... Só por hoje.

* * *

Todas as grandes conquistas realizadas na vida dependeram de um primeiro passo, de uma idéia inicial, de uma decisão.
E completando a frase a cima: (E no meu caso, de uma grande tragédia que hoje enxergo como uma grande luz que Deus colocou para que eu pudesse ser mais feliz e enxergasse melhor a vida e as pessoas. Mesmo no meio de tantos medos internos que ainda hoje me atormentam ao anoitecer).

Os grandes e nobres vultos da Humanidade, antes de serem percebidos no topo da montanha, não ficaram isentos de dar o primeiro passo.

Assim, se você deseja construir uma realidade melhor para sua vida, trace metas, elabore um programa de ação e comece ainda hoje.



Grande abraço.

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Que post lindo. E devo confessar veio parar na minha frente bem na hora. Hoje eu que to precisando de um "empurrãozinho", um ombro "AMIGO", de um cadinho mais de FÉ.
    Mas...C O N S E G U I R E I!!!
    Obrigada meu querido, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir