terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UTILIDADE PUBLICA - FUNDAÇÃO ICLA DA SILVA


FUNDAÇÃO ICLA DA SILVA

Foi criada em 1992, nos Estados Unidos. A entidade leva o nome de um alagoana que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia, após muito esforço de seus familiares e amigos que organizaram campanhas para que ela pudesse fazer um transplante de medula óssea, única forma de salvá-la.

A cura não veio mas a luta da menina que sonhava com o transplante e com a possibilidade de ajudar outras pessoas com leucemia acabou gerando a fundação. A ciência já definiu mais de 65 enfermidades para as quais o transplante de medula óssea pode ser a única chance de cura.

Os estudiosos da área admitem que, em média, no Brasil, são identificados cerca de 15 mil , portadores de leucemia todos os anos. Mais de 2.500 deles podem morrer se não encontrarem, com urgência, um doador compatível para o transplante de medula óssea.

Segundo seus idealizadores, a Fundação Icla da Silva tem como missão assegurar a maior qualidade de vida possível para crianças e adultos com leucemia. Outro objetivo é melhorar o acesso de pacientes aos seus possíveis doadores. Nesse sentido, tem trabalhado na educação e recrutamento de doadores voluntários. Seu presidente, Airam da Silva, diz que fundação realiza diversos eventos para conscienti-zar a população sobre a importância da doação de células por meio da coleta da saliva.

A leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. Isso resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos.

No caso do câncer, o paciente é submetido a quimioterapia e radioterapia. Não havendo a regressão da enfermidade somente o transplante de medula óssea poderá salvar essa vida. A medula é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano".

Nesse tecido são produzidos os componentes do sangue: as, hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigénio é transportado dos pulmões para as células de todo o organismo e o gás carbónico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo, inclusive defendendo o corpo das infecções.

Fonte:http://www.icla.org

AMIGOS !

VAMOS ABRAÇAR ESSA CAUSA NOBRE E AJUDAR TANTOS QUE NECESSITAM DE NOS.

ACESSEM O SITE : WWW.ICLA.ORG E SEJA UM DOADOR DE MEDULA .


Abraço.


Anjo Gabriel

2 comentários:

  1. Bom Jesus da Lapa (BA), 31/12/10
    Gostaria de parabenizar-lhe pela grande idéia que teve, pois é difícil não saber como ajudar alguém que amamos e, rogo ao bom Deus que te proteja sempre, pois seu trabalho é maravilhoso.
    Que possas no ano de 2011 você consiga mutas medulas para ajudar muitas pessoas.
    Vou de saber como faço para ser doadora.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. SANTOS (SAO PAULO) (10/02/2011) MEU IRMAO É PORTADOR DE (LMA),HA 01 ANO,FEZ O TRANSPLANTE AUTOLOGO MAS INFELIZMENTE NAO DEU CERTO,E AGUARDA POR UM DOADOR POR FAVOR NOS AJUDE ESTAMOS DESESPERADOS NENHUM DOS 05 IRMAOS SAO DOADORES.POR FAVOR.qUE DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir